sábado, 23 de junho de 2007
Estética
Criatividade
Resumo sobre industria cultural
segunda-feira, 16 de abril de 2007
Aula 14 - 02/04/07 - Continuação: Cultura, um conceito antropológico
A cultura é o meio de adaptação do homem aos diferentes ambientes. Ao invés de adaptar o seu equipamento biológico, como os animais, o homem utiliza equipamentos extra-orgânicos. Por exemplo, a baleia perdeu os membros e os pêlos e adquiriu nadadeiras para se adaptar ao ambiente marítimo. Enquanto a baleia teve que transformar-se ela mesma num barco, o homem utiliza um equipamento exterior ao corpo para navegar.
Observatório da Imprensa - Tecnologia e o futuro dos livros
Aula 13 - 30/03/07 - continuação... Cultura: um conceito antropológico
Aula 12 - 26/03/07 - Religião - Espiritismo
Observatório da Imprensa - Discovery lança campanha pelo meio ambiente
A operadora de TV a cabo Discovery Communications planeja lançar um canal 24 horas voltado à promoção do estilo de vida ecológico. A companhia americana deverá renomear seu canal Discovery Home como parte de um projeto chamado PlanetGreen (Planeta Verde). O nome do canal ainda não foi escolhido, mas deverá refletir a preocupação da empresa com a preservação do meio ambiente.
Além do canal específico, outras emissoras da companhia, como seu carro-chefe, o Discovery Channel, exibirão documentários e programas para aumentar a atenção sobre o assunto e estimular o "estilo de vida verde". A primeira iniciativa do projeto será o programa "Dez Maneiras de Salvar o Planeta", agendado para a segunda metade de 2008. O plano contará também com uma campanha na internet, e o Discovery pretende ainda expandir o conceito de "canal verde" nos países onde seus canais são exibidos.
Tendência
O PlanetGreen é, até agora, um dos maiores esforços anunciados por uma companhia de mídia no crescente movimento de preservação ambiental que já atingiu outros setores da indústria, levando desde a criação de carros, comida e arquitetura "verdes" a casamentos e festas ecologicamente corretos.
Depois do documentário do ex-vice-presidente americano Al Gore sobre o aquecimento global, revistas como a Vanity Fair, Outside e Fortune publicaram recentemente edições verdes. Segundo David Zaslav, executivo-chefe da Discovery, alguns anunciantes têm agora orçamentos verdes, do mesmo jeito que têm suas verbas para internet.
Aula 11 - 23/03/07 - Cultura: Um conceito antropológico
O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo chamado endoculturação ou socialização. Pessoas de raças ou sexos diferentes têm comportamentos diferentes não em função de transmissão genética ou do ambiente em que vivem, mas por terem recebido uma educação diferenciada. Assim, podemos concluir que é a cultura que determina a diferença de comportamento entre os homens. O homem age de acordo com seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado...
Aula 10 - 19/03/07 - FOTONOVELA
Observatório da Imprensa - Provocações a um debate sobre violência
No entanto, a condução acerca do tema tem sido feita de forma moralista e sensacionalista pelos veículos de comunicação. É claro que um fato bárbaro como o acontecido com o pequeno João Hélio nos deixa preocupados com o rumo que a sociedade está tomando, mas não podemos nos dar ao luxo de agir por impulsividade.
A violência, antes de ser um problema jurídico, é um problema sociológico, e deve ser combatida com programas sociais, e não apenas com a simples edição de leis. Afinal, já temos leis demais: é proibido agredir o meio ambiente, funciona? A venda/consumo de drogas é proibida, funciona? É proibido matar, funciona? Existem as leis em defesa do consumidor e do trabalhador, funcionam? Isso sem falar nas garantias constitucionais e os direitos do cidadão elencados na Constituição.
sábado, 17 de março de 2007
Aula 09 - 16/03/07 - Últimas apresentações de "O corpo fala"
O leão (tórax), simboliza o sentimento do amor.
O boi (estômago), simboliza o sentimento de desejo sexual.
Aula 08 - 12/03/07 - Apresentação de "O corpo fala", capítulos: 9, 10 e 11.
Postei algumas fotos ilustrando algumas das cenas apresentadas no trabalho de hoje, para que possa ter uma idéia do que estamos falando.
Observatório da Imprensa - Saudades de Médici
quarta-feira, 14 de março de 2007
Aula 07 - 09/03/07 - Continuação da Apresentação de "O corpo fala", capítulos 6, 7 e 8
O capítulo 6 fala sobre o comportamento interpessoal. Vimos a relação de comunição coporal entre as pessoas. Vimos também a harmonia e a desarmonia. Harmonia: é disposição bem ordenada entre as partes de um todo; concordância. Desarmonia: é má disposição das partes de um todo; discordância.
O capítulo 7 (que foi o que eu apresentei), fala sobre os modos antigos. Como por exemplo: quando era pra conquistar uma mulher (como ilustra a foto acima), o rapaz dava flores, ajoelhava. Também mostra como havia brigas por causa de uma mulher, e mesmo assim o rapaz continuava insistindo na mulher que o outro estava de olho. Muito interessante!!!
O capítulo 8 fala sobre Intermezzo I. O homem vestido de mulher e vice-versa. MÍMICO. Houve até uma simulação de uma sala de aula, com dois alunos. Um fantasiado de "NERD" (levando maça pro professor, bermuda cós alto com blusa pra dentro, meia alta e cabelo partido do lado com gel, e é claro, o óculos), e o outro fantasiado de "mala", mas ao contrário do que diria os "bons modos", o "NERD" era o bagunceiro da sala, enquando o "mala" era atencioso. E o professor descontava tudo no "mala". As aparências enganam.
Aula 06 - 05/03/07 - Apresentação de "O corpo fala", capítulos 2, 3, 4 e 5.
Símbolos, ferramentas da mente. Um símbolo antigo dá-nos a estrutura psicossomática do homem e da linguagem do nosso corpo. - Vamos conhecer o boi oferecendo-lhe um prato de bolo. - O leão que estufa e encolhe. - A águia de motocicleta. - Primeiro contacto do leitor com a evidência de um conflito entre duas expressões corporais simultâneas, mas opostas!
CAPÍTULO 3 - PERCEBER EM VEZ DE OLHAR
Não só o latim é língua morta, a linguagem do corpo também, se apenas estudada em livro.Hoje dominamos (bem, razoavelmente ou mais ou menos; depende) o inglÊs, alemão, francÊs e o português, o que por sua vez permite arriscar o espanhol e adivinhar parcialmente o sentido de um parágrafo simples em italiano, ou até mesmo uma legenda de fotografia em holandês. Mas não nos peçam para decifrar uma inscrição latina!Ninguém consegue a percepção fluente de uma língua se apenas a estuda em livros. Mesmo que se tratando de única lingua universal; mesmo que, inconscientemente, todos nós nos expressemos por seu intermédio. Certo, conhecemos alguma coisa, sabemos distinguir entre rosto zangado e o alegre, a bofetada e a carícia.
CAPÍTULO 4 - Análise de um sorriso
Na prórpia cabeça temos representados os três animais:O boi, representado pela boca por onde entram os alimentos.O leão, representado pelo nariz onde entra o oxigênio para os pulmões.A águia, representada pelos olhos que são o espelho da mente.Vimos nessa aula, a expressão de cada tipo de sorriso, quando é sincero ou quando é irônico, entre outras diversas formas de sorrir.CAPÍTULO 5 - Harmonia e DesarmoniaOnde entra um breve estudo para piano, a dois dedos só. - O leitor já percebeu a temática da discordância do sorriso, a do piano é de oito versus nove! - O homem está psicofisiologicamente "afinado" para sentir isso na música, por que não na linguagem do corpo ?
Observatório da Imprensa - O giro de Bush: "Mais uma oportunidade perdida"
terça-feira, 13 de março de 2007
Aula 05 - 27/02/07 - Mensagem subliminar
Exemplo de uma mensagem subliminar: Propagandas de cigarro
CAMEL:
Por que o camelo na propaganda do CAMEL?
Eis a resposta: Na verdade o camelo é um animal que apresenta duas gibas ou corcovas no dorso. Logo, um dos dois estaria errado, ou o nome ou a marca do cigarro, que no caso deveria ser "Dromedário", ou o camelo deveria ter sido desenhado com duas gibas, não é mesmo ? Nada disto!!! Está tudo correto no CAMEL. O cigarro pretende atingir uma faixa etária de quarentões, e isto é trabalhado nas cores, no visual, etc. O fato de ter só uma corcova tem uma explicação: Subliminarmente uma corcova pode apresentar entre outras coisas, a barriga de uma grávida. De acordo com pesquisas desenvolvidas no pré-lançamento do cigarro, uma das "taras" levantadas, era de que um indivíduo nessa faixa de idade: 40 a 50 anos, alimenta o sonho de engravidar uma jovem.
Se você reparar bem a cara do mascote da marca de cigarro CAMEL, constatará que na verdade é uma genitália masculina e, no final de sua boca, uma vagina. Lamentável, não ? Inclusive a sua aparição já foi proibida em propagandas em alguns países (por ter grande apelo entre crianças e jovens).
Aula 04 - 23/02/07 - Continuação de "O corpo fala"
Já vimos situações onde se encontram duas pessoas conversando, e a que está ouvindo está totalmente firmada em direção à pessoa, mas o corpo de esquiva, parecendo querer fugir de alguma coisa que está acontecendo. Por isso é muito fácil perceber quando uma pessoa não está satisfeita com o assunto, ou quando quer ir embora, ou tem pressa...
Mesmo quando estamos conversando com uma pessoa, ela pode perceber na hora quando não estamos interessados no assunto, nossos olhos começam a olhar pro lado, procurando alguma outra coisa, o corpo vira também.
O lado direito do cérebro age com a razão e o lado esquerdo com a emoção, isso serve também para controlarmos todo o nosso corpo, muitas vezes queremos agir com a razão, mas a emoção não deixa e ao contrário também, queremos agir com a emoção mas a razão não nos permite.
Observatório da imprensa - Televisão, telefonia e a separação das águas
Dois deputados do PT apresentaram à Câmara dos deputados um projeto de lei que introduz o conceito de meios de comunicação social eletrônica de acesso condicionado. Esses meios envolvem TV por assinatura e serviços de transmissão de conteúdos por telefonia fixa, celular, multimídia e outros a serem criados.
O projeto dos deputados Paulo Teixeira (SP) e Walter Pinheiro (BA) valoriza princípios como os de "mínima intervenção", "liberdade de acesso ao conteúdo por parte dos usuários", "liberdade de iniciativa e de concorrência" e "valorização do pluralismo cultural na produção e programação de conteúdo eletrônico". Menciona também o "alcance de finalidades públicas específicas e relevantes, quando o proveito coletivo gerado pelo condicionamento for proporcional à privação imposta".
Proíbe a todos os meios de comunicação social eletrônica o "monopólio e o oligopólio" e exige o atendimento ao artigo 221 da Constituição, garantindo a prioridade de brasileiros na execução de produções nacionais. Prevê cota de 15% da capacidade operacional dos serviços de comunicação social eletrônica de acesso condicionado à veiculação de conteúdo produzido por empresas brasileiras. E estipula reserva de 30% para a programação, pelas emissoras de televisão, de produções culturais, artísticas e jornalísticas regionais. Impede ainda que agentes que atuem nos segmentos de programação e distribuição veiculem apenas os conteúdos que produzam, devendo comprá-los de terceiros.
Aula 03 - 16/02/07 - O corpo fala
Geralmente a pessoa quando mente, dá uma coçadinha no nariz, ou então, responde a pergunta com uma outra pergunta, do tipo: "quem, eu ?". Essa pergunta é feita para o "mentiroso" ganhar tempo para pensar numa boa resposta.
Claro que nem sempre são válidas todas as vezes que as pessoas coçam o nariz, mas podemos considerar a maioria das vezes. Quase sempre, o "mentiroso" fica stressado, porque o trabalho de mentir usa um esforço físico e psicológico abundante.
Nota-se também qual o interesse da pessoa pela posição em que se encontram virados os pés. O lugar indicado é o lugar de interesse (seja ele virado para o professor ou para a porta da sala).
Tem várias outras formas de expressão corporal que estarei citando nesse blog com o decorrer do tempo.
Aula 02 - 12/02/07 - A vida acadêmica
Temos a pós-graduação Lato-sensu que tem duração de 1 a 2 anos, que nos permite estar especializando sobre determinado assunto.
Depois temos a Pós Gradução Stricto sensu, mais conhecido como MESTRADO, que é uma especialização em cima de um tema específico. Tem duração de 2 anos e depois de formado, você é reconhecido como MESTRE.
Temos também o DOUTORADO (que vem depois do mestrado), onde defendemos uma TESE. Normalmente tem duração de 4 anos (mas há casos em que é feito em 2 anos e meio). A pessoa fica conhecida após formada como DOUTOR.
E ainda continua, tem o pós-doutarado também... mas daí o cara já tem que ser muito fera. (hehe)
Aula 01 - 09/02/07 - Fundamentos Científicos...
Ele também nos disse que teremos que fazer um blog, postando a cada aula tudo o que foi estudado.